quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Uma realidade, duas visões

Em tempos de colapso do sistema financeiro global, eu, como estudante de finanças, posso encarar a realidade de duas maneiras.

Primeira: Considerando que o mercado de trabalho é globalizado, a desova de profissionais qualificados que estão perdendo seus empregos nas principais instituições financeiras do mundo dificultará o início da minha carreira profissional. Será impossível concorrer com financistas experientes, dispostos a trabalhar até 90 horas por semana sem perder o orgulho.

Segunda: O mundo vai precisar de sangue novo para reconstruir a ordem financeira. Não podemos mais confiar em um sistema que despreza os fatores ambientais, sociais, culturais e morais. O tempo das finanças verdes virá, e com o Brasil na frente. Já comecei a ler tudo o que posso sobre um domínio do conhecimento que os franceses chamam de finanças do carbono.

Este post é um oferecimento de Blue Ocean Strategy, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne (torrent).

(Los Hermanos - O Vencedor)

2 comentários:

Cereja disse...

adoro posts inteligentes!!!

Ah, fui no acampamento farroupilha com a aquele teu novo amigo (e mais outras pessoas) Sid, que acabou de voltar para o BR.

Saudades tuas, o praga!

Ah, e se for a Praha, não deixe de me deixar com inveja.

Rafael L. T. Machado disse...

Egor!

Muito bom o teu post! Bela leitura do cenario financeiro mundial tu fizeste. Lendo o comentario da cereja sobre Praga e tal, lembrei de avisa-los: tem uns 3 alunos aqui que sao da Latvia! Eu falei que uns amigos meus foram pra la e a gente conversou bastante...eles ficaram impressionados por eu saber que a Letonia fica no leste europeu. uehauehaueha Abracao!