Ontem, na hora de eu voltar para Grenoble, saímos do hotel e descobrimos que o metrô não estava funcionando. Sem problemas, disse meu pai, vamos de ônibus. Já suspeitávamos que minha viagem poderia estar comprometida, então fomos a um balcão de informações na estação central, onde fui informado de que haveria um ônibus para levar os franceses até a fronteira.
E, como já é de costume, o Estado francês salva! A SNCF, companhia estatal de trens, garante as viagens dos passageiros que compram passagens na França, mesmo que elas incluam trechos operados por empresas estrangeiras.
Como todo italiano adora seu automóvel [e, normalmente, não sabe votar], tivemos de enfrentar o peso do tráfego, especialmente nas proximidades de Turim. Mas foi muito bom chegar a Modane, na França, e ver que um trem de alta velocidade esperava os poucos passageiros que haviam ficado presos na Itália. E que vista aquela, do alto da montanha! Os longos vagões do TGV desafiavam a paz visual da pequena cidade enfiada nos Alpes.
Em Chambery, outra cidade francesa onde eu faria minha conexão para Grenoble, a SNCF providenciou (e pagou) um táxi para os passageiros que haviam perdido suas conexões por causa da greve italiana.
Cheguei a Grenoble rapidinho, e sem maiores problemas. Pensei em ligar para agradecer ao presidente Sarkozy, mas já estava um pouco tarde. Ele está com cara de cansado nos jornais dos últimos dias. A missão de administrar a mãe-Estado francesa, liderar a União Européia, fazer pose e dormir com a Carla Bruni não é fácil.
(Billy Cobham - Bouncing With Bud)
5 comentários:
Genial!! Fez-me lembrar do meu trem Paris-Milão, em que depois de meia hora parado, um sinal sonoro em francês avisava: "devido a atrasos - já esperados - da tripulação italiana, teremos de aguardar algum tempo imprevisível para, de novo, partirmos. Pedimos desculpas pela tripulação italiana."
Saudade, querido! Manda um beijo pro Sarkozy, que tá alegrinho nos últimos tempos.
E ae guri! Confesso que li todo o teu blog agora! Nossa, tu estás vivendo momentos de puro hedonismo! E dê-lhe música pra alma! :)
Vou baixar essa banda Phoenix e imaginar tu bagunçando meu cabelo (outrora curto :)).
Saudades tuas, parece mais velho! :O
Lubi
ta na hora de postar né! hahaha
e de me contar novidades :D
to com saudadessss mano :\
:*
Comentário de um italiano:
Milão é legal. Cidade grande, engarrafada e com gente bonita.
Sim, concordo que a Itália vai mal. Está num estado de quase subdesenvolvimento, mantida pelo berço da UE. E sim, o Berlusconi é um babaca.
Agora deve ser bom usufruir do luxo do ESTADO Francês sem ter que pagar quase nada de impostos. É quase almoçar de graça.
Com certeza bem melhor do que pagar impostos e não ter [quase] nada de volta. (Brasil)
Nem vamos falar do Sarkozy. (protecionista, mas melhor que comunista)
:P
Vou ser bem pouco vago - tu sabe que ficar horas e horas falando sobre coisas que não importam não é típico da minha pessoa:
Muito Bom.
"Era Isso e Seja Feliz!"
Postar um comentário