terça-feira, 11 de novembro de 2008

À Milanesa

Depois de uma sexta-feira com duas provas no IAE Grenoble, fui a Milão no sábado para encontrar meu pai. Resultado: muita pizza, massa, sorvete e outras guloseimas. Estivemos juntos por dois dias, visitando alguns museus e andando pela cidade, a capital da moda italiana. Deu para matar a saudade do velho.



Ontem, na hora de eu voltar para Grenoble, saímos do hotel e descobrimos que o metrô não estava funcionando. Sem problemas, disse meu pai, vamos de ônibus. Já suspeitávamos que minha viagem poderia estar comprometida, então fomos a um balcão de informações na estação central, onde fui informado de que haveria um ônibus para levar os franceses até a fronteira.

E, como já é de costume, o Estado francês salva! A SNCF, companhia estatal de trens, garante as viagens dos passageiros que compram passagens na França, mesmo que elas incluam trechos operados por empresas estrangeiras.

Como todo italiano adora seu automóvel [e, normalmente, não sabe votar], tivemos de enfrentar o peso do tráfego, especialmente nas proximidades de Turim. Mas foi muito bom chegar a Modane, na França, e ver que um trem de alta velocidade esperava os poucos passageiros que haviam ficado presos na Itália. E que vista aquela, do alto da montanha! Os longos vagões do TGV desafiavam a paz visual da pequena cidade enfiada nos Alpes.

Em Chambery, outra cidade francesa onde eu faria minha conexão para Grenoble, a SNCF providenciou (e pagou) um táxi para os passageiros que haviam perdido suas conexões por causa da greve italiana.

Cheguei a Grenoble rapidinho, e sem maiores problemas. Pensei em ligar para agradecer ao presidente Sarkozy, mas já estava um pouco tarde. Ele está com cara de cansado nos jornais dos últimos dias. A missão de administrar a mãe-Estado francesa, liderar a União Européia, fazer pose e dormir com a Carla Bruni não é fácil.

(Billy Cobham - Bouncing With Bud)

5 comentários:

Fe disse...

Genial!! Fez-me lembrar do meu trem Paris-Milão, em que depois de meia hora parado, um sinal sonoro em francês avisava: "devido a atrasos - já esperados - da tripulação italiana, teremos de aguardar algum tempo imprevisível para, de novo, partirmos. Pedimos desculpas pela tripulação italiana."
Saudade, querido! Manda um beijo pro Sarkozy, que tá alegrinho nos últimos tempos.

Lubianca da Motta disse...

E ae guri! Confesso que li todo o teu blog agora! Nossa, tu estás vivendo momentos de puro hedonismo! E dê-lhe música pra alma! :)
Vou baixar essa banda Phoenix e imaginar tu bagunçando meu cabelo (outrora curto :)).

Saudades tuas, parece mais velho! :O

Lubi

Unknown disse...

ta na hora de postar né! hahaha
e de me contar novidades :D
to com saudadessss mano :\
:*

Bruno Oliva Peroni disse...

Comentário de um italiano:

Milão é legal. Cidade grande, engarrafada e com gente bonita.

Sim, concordo que a Itália vai mal. Está num estado de quase subdesenvolvimento, mantida pelo berço da UE. E sim, o Berlusconi é um babaca.

Agora deve ser bom usufruir do luxo do ESTADO Francês sem ter que pagar quase nada de impostos. É quase almoçar de graça.

Com certeza bem melhor do que pagar impostos e não ter [quase] nada de volta. (Brasil)

Nem vamos falar do Sarkozy. (protecionista, mas melhor que comunista)

:P

Unknown disse...

Vou ser bem pouco vago - tu sabe que ficar horas e horas falando sobre coisas que não importam não é típico da minha pessoa:

Muito Bom.

"Era Isso e Seja Feliz!"