domingo, 17 de agosto de 2008

São duas horas até a Suiça

Fui a Genebra e a Zurique com outros nove brasileiros, que, como eu, participam do Programa Grenoble-Brasil. Acabo de voltar dessa empreitada que começou na sexta-feira pela manhã.

As fotos já estão disponíveis no meu álbum Picasa.




















Alguns momentos interessantes da viagem:

1) Os percursos de trem: nada melhor do que, finalmente, desfrutar de um meio de transporte limpo e moderno, como sempre sonhei. Os trens suíços são rápidos e eficientes.

2) Visita à ONU: como terráqueo e ex-participante do UFRGSMUN, simulação de Nações Unidas que ocorre anualmente em Porto Alegre, entrar no Palácio das Nações e sentir o ar das discussões históricas que lá ocorreram foi algo extremamente inspirador. Vontade de me esforçar mais para, um dia, realizar algo tão relevante quanto são os temas que passam por aquelas plenárias.

3) Saída pela noite de Genebra: as indicações de alguns brasileiros que frequentavam as ruas daquela cidade tão perfeitinha me levaram, junto com meus nove companheiros de viagem, a um subúrbio nem tão distante do centro. Chegando lá, havia um galpão cercado por seguranças e cachorros bravos, que vigiavam uma fila de subtrabalhadores, majoritariamente brasileiros, jovens e doidos para ouvir a dança do Créu. Um ambiente mais pesado do que qualquer outro em que eu já estive no Brasil. Lição da noite: cada um faz seu submundo. Ninguém em sã consciência permaneceria mais do que cinco minutos naquela porcaria. Então eu reuni um pequeno grupo de pessoas, que incluía brasileiros dissidentes e uma representante do Omã, para ir procurar algo mais legal no centro da cidade.
O resultado foi fantástico. Entramos em alguns pubs com nativos e boa música e acabamos em um clube com gente do mundo todo, dançando loucamente.

4) Museum Für Gestaltung: Se você tiver a chance de ir a Zurique, não deixe de passar no museu de design e comunicação. Estive lá e adorei a mostra do designer local Alfredo Häberli. Os objetos desenhados pelo artista são fabricados por excelentes marcas de cutelaria, móveis, calçados, veículos e roupas. Foi interessante perceber a coerência e o toque do designer em obras tão distintas.

4 comentários:

Fe disse...

Como sempre, teus comentários são inspiradores. Fico muito feliz que esteja sendo tão bom, continua contando que estamos sempre acompanhando e aproveitando contigo! Vou lá ver tuas fotis.

Beijos

Unknown disse...

biiiiiiig
teus comentários são muito inspiradores, de fato! adoro essas descrições
design e comunicação? :) gostei..
saudades, mano
take care
;* bro

Gustavo Freitas disse...

e ae tche!!

Bah muito bom o comentario sobre o galpao do creu...altamente visual!
Aproveita ae e continua mandando noticias!

"Lição da noite: cada um faz seu submundo". hehe Concordo plenamente!

abraco,
gustavo.

Anônimo disse...

Comentario relativo ao topico 1:
Como assim finalmente achou o transporte publico que sempre sonhou??? E toda graca e eficiencia do TRENSURB, isso nao conta???

Comentario relativo ao topico 2:
Saiu de la pra achar musica boa??? E creu e o que??? Ta ta, nao consigo fazer essa piada fingindo que curto, tu ja conhece parcialmente meu gosto musical...bummer! Por sinal, acho que pagava pra te ver "dancando loucamente"!!!

PS relativo a tudo: tenta te esforcar pra entender o que eu escrevo, pq nao consigo usar acentos e/ou cedilhas...malditos computadores americanos! >/